27/04/2010

Aranhas e cachorros, um sonho. A respeito de “para não terminar por ser falsos sem querer”

Adriana Tanese Nogueira

O meu artigo "Para não temrinar por ser falsos sem querer" foi lido por uma pessoa que espelhou-se nas situações relatadas. Ela me escreveu contando-me seu sonho da mesma noite, que vale a pena comentar em público por ser tão simples quanto esclarecedor da problemática e de sua solução.
         No sonho, a pessoa via um cachorro preto tranquilamente comendo num canto da sala. Entre ela e o cachorro havia uma aranha grande, no chão. Algumas outras estavam
espalhadas por aí. A sonhadora se sente angustiada pela presência da aranha e quer proteger o cachorro dela. Ou seja, ela precisa matar a aranha. E acorda.
         O cachorro simboliza o guia, o orientador instintivo. Ele permite diagnosticar uma situação sem passar pelas vias racionais, assim como um cão encontra água sem usar mapas. Não é preciso entender tudo racionalmente, certas coisas devem ser sacadas e pronto. Isso é instintividade. Quando uma pessoa se encontra numa situação enganosa e não se apercebe dela, ela está “no mato sem cachorro”.
         Não deveria ser preciso receber um prejuízo direto e explícito para perceber que há algo errado na relação. Entretanto, muitas pessoas vivem assim. Elas estão amarradas às aparências coloridas e não se dão conta do que está por baixo dos panos. Enxergam sorrisos e não vêem a falsidade deles. Isto é não estar em contato com o próprio cachorro interno, animal este que era considerado junto aos gregos antigos um “psicopompo”, ou “guia das almas”. Para finalizar, o cachorro é preto provavelmente porque não está sob a luz da consciência da sonhadora, não era ao cachorro que ela prestava mais atenção, e é exatamente isso que o sonho está revelando.
         Os fios invisíveis que amarram uma pessoa a uma situação impedindo-lhe de enxergar o que está em jogo, são tecidos pela aranha. Este inseto, por um lado, é uma representação da tecidora (um dos atributos de Atena, a Deusa da sabedoria) e de sua arte criadora, apontando para a criatividade feminina de transformar materiais simples em complexos. Por outro, a aranha tece uma teia que aprisiona e mata outros insetos. Neste aspecto, ela representa o arquétipo da Mãe Má, que é má porque aprisiona e mata o crescimento, a independência, o prosseguimento das diferentes etapas da vida das pessoas com as quais está em relação. A Mãe Má segura, ela é o símbolo do poder negativo em sua versão feminina.
         No sonho, há a angústia da sonhadora, que já diz algo a respeito do que a aranha simboliza. Além disso, há o fato da aranha se situar entre a sonhadora e o cachorro, de modo que fica claro que precisa superar a aranha para chegar ao cachorro.
         Portanto, a mensagem do sonho é: se você quer entrar em contato com seus instintos orientadores precisa vencer as artimanhas aprisionadoras da aranha interna. Porque a aranha negativa prende, o sonho traz à tona a necessidade de ter a coragem para ousar, ou seja aceitar o risco de poder perder. O sonho diz que é preciso dar mais espaço aos instintos e menos às políticas afetivas diplomaticas.
         Finalmente, parece-me que o sonho quer comunicar à sonhadora uma postura de maior confiança em si mesma. A atitude-aranha está perturbando outro aspecto psicológico que é tão importante quanto a tecelagem da rede social: o faro. Siga seus instintos. Confie em você mesma. O equilíbrio é feito dos dois elementos juntos.

2 comentários:

  1. Olá, tive um sonho parecido, porém, meu cachorro dormia tranquilamente ao lado da aranha,que quando olhei a primeira vez era pequena, virei o rosto, olhei novamente a aranha era de um tamanho maior e novamente viro o rosto e volto e ela está pequena novamente e nesse tempo estou descendo uma escada. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. O meu foi parecido não lembro se tinha dois cachorro porém o foco foi na minha q estava no quintal de casa coberta de teia de aranha ae nisso fui correndo com uma pedra pra salva tirar um pouco da teia q estava sobre ela e chamei ela pelo nome dela elae escutou e nisso venho até a mim porém com as teias e as aranha ae acordei assustado

    ResponderExcluir