01/11/2011

A morte nos sonhos

Adriana Tanese Nogueira

Tem momentos em que morrer é bom. É uma idéia antiga aquela que expressa a verdade que o grão na terra precisa morrer para que o broto apareça. Entretanto, morrer pode não ser nada fácil. Os sonhos mostram a dificuldade dessa passagem contando do medo, da dor, do choque e às vezes do alivio que a morte traz.

A principal razão do medo da morte nos sonhos está na falta de preparo da consciência para superar-se e dar o salto num plano superior. Essa simples frase que parece tão fácil de entender, pode ser muito sofrida na prática porque na vida real da psique, ou seja na nossa própria vida vivida na carne e no sangue, não temos garantias do que vai ser. Um processo de morte que se preze, que não seja mera prestidigitação do ego, inclui sentir a angústia do fim, da despedida, da perda. O que morre leva consigo um pedaço de vida nossa, e estamos vinculados afetivamente a tudo, mesmo aos momentos dramáticos que
aparentemente gostaríamos de esquecer. Não é fácil morrer, nem morrer à vida ruim, porque acabamos por nos identificar com aquele pedaço de vida ou modo de ser. Não conhecemos outro. Abandoná-lo sem mais nem menos seria como andar pelados pelas ruas, aliás, pior do que isso, pois faltariam referências, coordenadas e sentido.

É comum, no processo analítico sonhar com a morte de alguém. Quanto mais próxima for a pessoa que morre mais o fim de algo é sentido profundamente, até o nível em que o próprio sonhador morre. O pânico que esses sonhos podem suscitar revela um conflito agudo interno, um susto e pavor de algo que está acontecendo e que não se compreende plenamente. Se o se compreendesse, a consciência estaria em outro patamar e a percepção da morte daria-se de forma menos dramática.

Por outro lado, sonhos de morte podem revelar uma dor não sentida pela consciência, como é o caso do sonho de B. Ela sonha que um tio morreu, e chora desesperada. Na realidade, esse tio efetivamente morreu e ela não se sentiu particularmente tocada, "não conseguiu chorar". Estaria o sonho querendo dizer que ela suprimiu aquela emoção e ela apareceu no sonho? Poderia ser, os sonhos podem mostrar o que a consciência oculta (essa é a função compensatória dos sonhos. Vide Jung). Porém um sonho nunca é verdadeiramente compreendido sem indagar seus personagens e o momento de vida de quem sonha. No caso, o tio que morre era uma pessoa carrancuda e na dele que usava drogas.

Por que a sonhadora que não chorou na realidade e chora no sonho? Porque ela está num galopante processo de transformação em que de garota esperta mas confusa está passando a mulher que toma as rédea da vida em suas mãos Está acabando o tempo de se arrastar pela vida, que é típico de quem está insatisfeito porque não encontrou seu verdadeiro caminho. Na realidade a sonhadora está muito contente com seu momento. Então porque chora no sonho? Vemos aqui posta de ponta cabeça a intepretação anterior, que agora aparece claramente como simplória e desviante. Ela chora o tempo que se acabou e que, apesar de seu malestar, gerou apego, hábitos, conveniências e zonas de conforto. O choro do sonho, libera a voz interna, agora na minoria, que foi "empurrando a vida com a barriga", não tanto por estupidez, quanto por falta de opção. Por isso é o tio drogado. Drogas são uma forma de aguentar a vida: uma pessoa com alegria de viver (no sentido de A. Lowen, alguém vivo por dentro e agente ativo no mundo) não usa drogas. A droga é o sintoma da infelicidade do viver (daí a expressão carrancuda do tio).

Logo em seguida, B. sonha que seu irmão caçula morre. Ela vê a mãe chorando e no geral todos da família, menos ela que tenta acalmá-los dizendo que era esperado que ele morresse. Na realidade, B. ficaria desesperada se algo assim acontecesse de verdade, pois ela tem um vínculo maternal e de identificação com o irmãozinho. Após a revolta estéril à vida sofrida morrer (o tio), acaba também a menina sofrida que sonhava que fugia a tirotéios e enchentes quando pequena. Essa morte era esperada, porque quem continua a caminhada de individuação acaba por superar identidades do passado. Concluindo: hoje B. não é mais nem uma vítima nem uma viciada em drogas (desde racionalizações e sabotagens a drogas pesadas) para ir levando a vida (PS.: B. não fez e não faz uso de drogas.)

O perfil de B. é diferente daquele de S. que se encontra no, às vezes silencioso e disfarçado mas selvagem conflito para afirmar o próprio ser contra um sistema anulador da individualidade. Esse sistema original para todos é sempre a família. É nela que aprendemos o que podemos ser e o que não temos permissão de ser. São os pais que dão consciente ou inconscientemente a benção para o que somos. No caso da família de S. não há alvará para quem foge da mentalidade de família. Novamente, não porque alguém seja particularmente mau aqui, mas por "física psicológica": não se pode abraçar o mundo quando não se possuem braços.

S. também está abrindo caminho em sua vida, avançando no trabalho e fortalecendo sua consciência, e estruturando-se para os maiores passos que dará um dia. Em seguida, à primeira conquista no âmbito de trabaho, ela sonha que alguém invadia seu quarto à noite e reivindicava que ela fizesse alguma coisa a respeito da pessoa que morreu por sua causa. Há uma caixa, nela a sonhadora vê horrorrizada um corpo mutilado, faltam-lhe pernas e cabeça. A intensidade emocional desse sonho reflete a violência psicológica que ela deve exercer e sofrer para avançar, como um bandeirante da alma rasgando o mato dos "nãos" e das "obrigações", dos preconceitos e dos medos que atravancam o progresso da individuação. Quem morreu é alguém sem cabeça e sem pernas: alguém que não pensava e não andava. Que o Senhor seja louvado! Essa é uma morte mais do que desejável. O problema da sonhadora não é a dor da perda, mas a cobrança do coletivo introjetado que a pregam a um lugar de auto-mutilação. Cobrança essa que pode estar vinculada ao sentimento de culpa: a culpa que todo diferente sente. O sonho, nesse caso, quer também alertar a sonhadora a observar-se mais de perto para que não seja tomada de surpresa pela culpa, acabando por se auto-sabotar.

A morte nos sonhos é boa somente quando acontece no tempo certo, como a natureza ensina: tudo nasce e morre na sua hora. Morrer prematuramente é perigoso do ponto de vista psicológico e está expresso no pânico que o ego (o sonhador) sente. Pode acontecer da consciência estar muito mais atrasada do que o inconsciente. Seria como ter um filho Machado de Assis com pais semi-analfabetas. O conflito é inevitável e o susto dos pais frente a esse filho esquisito levá-los-ia a tentar "acalmá-lo" (isto é a reprimi-lo), com consequências desastrosas para o menino... e para a literatura nacional. Ao acontecer na psique individual, esse conflito gera sofrimento e desbandamento. Poderia compará-lo a um parto com contrações regulares e intensas mas sem dilatação que acaba por pôr em risco a vida de ambos: mãe e filho.

63 comentários:

  1. E no que se diz respeito ao sonho que alguém morre e não sentimos culpa, mas sim alívio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, depende de como é o sonho, de quem sonha, de quem morre, do momento em que se sonha... Muita coisa. Teria que "olhar de perto" para saber.

      Excluir
  2. Olá! Preciso de ajuda. Sonhei duas noites com a minha morte. No primeiro sonho subi sobre o mar com uma boia a que me agarrava para não cair e quando estava muito alta tive que decidir se me largava e caia no mar ou com medo iria continuar a subir. Larguei-me para a água e acordei. Nãom percebi se sobrevivi. Hoje um desconhecido deu-me um tiro na cabeça. Caí para trás e fiquei a ver o céu com uma sensação real do estouro na minha cabeça. aqui morri mesmo.
    Pode ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABD: Vc precisa urgente transformar algumas crenças e mergulhar no que tem dentro, apesar de todo o medo. Precisa de uma terapia para mudar sua forma de pensar. Este é o tiro na cabeça, só que se ficar sem cabeça aí terá um problema... Perder a cabeça é grave. Precisa aprender a nadar para mergulhar no mar e de lá renascer, sem perder a cabeça - transformando-a. Sonho são em geral simbólicos. Estes daqui falam de seu conflito interior.

      Excluir
  3. olha. queria um esclarecimento.
    a mais de uma semana que venho sonhando todo os dias com a minha morte. já vivi nestes sonhos diferentes formas de morrer e em todos sinto a dor esta morte. tenho dois que não me sai da cabeça e fico apavorada só de os pensar .1º sonho- sonhei que acordo e vi o meu quarto cheio de espíritos apavorada abracei meu namorado este olha para mim e vi que ele estava com os olhos vermelhos, começo a gritar e ele apunhala-me," senti cada apunhalada ate morrer de dor" acordo assustada e começo a gritar meu namorado abraça-me e diz-me que é só um sonho. de manha quando levanto é perguntei ao meu namorado se estava a gritar a noite ele olha para mim e diz que não que na verdade dormi a noite toda e que não tinha acordado nem uma vez, foi ai que percebi que tinha sonhado que estava a sonhar. 2º sonho. neste sonho com meu irmão casula, ele hoje tem 17 anos mas por incrível que pareça lembro-me dele sempre quando ele tinha 12 anos. tínhamos ido a um passeio com a minha irmã mais velha, e como meu irmão era sempre traquina ela tinha ido brincar longe do local onde estávamos, minha irmã manda-me ir busca-lo, no meio do caminho quando voltávamos para junto da minha irmã, fico distraída com um rapaz, foi neste momento que meu irmão cai parte-se todo como o lugar era ingrido ele morre esvaziado. fico ali a ver meu irmão morrer porque não o consegui salvar e a culpa é minha por o não ter protegido, neste momento acordo.
    por favor o que significa tudo isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importantes seus sonhos, mas precisaria de uma sessão para explicá-los de verdade e compreendê-los a fundo para que vc possa entender sua mensagem e superar o que estão te dizendo. Sonhos são coisas sérias, não tem como te dar uma respostinha rapidinha aqui num post. Se tiver interessada em marcar comigo me fala. Abraço

      Excluir
    2. problema é que vivo em Portugal, assim que consulta pessoal é difícil.

      Excluir
    3. Liziane, atendo via Skype, há anos :-)

      Excluir
  4. Oi sonhei que o meu sogro havia falecido, não lembro do sonho porém, após uma semana e pouco ele faleceu, fiquei sem entender, pode ter sido um aviso?

    ResponderExcluir
  5. Em um dia sonhei que estávamos sendo assaltados eu e meu irmão caçula, e que um dos ladrões pára e aponta para a minha cabeça. Eu estava abraçado a ele e o tiro mataria nós dois. Fiquei dizendo meu Deus me ajuda, várias vezes e o tiro não saía ou saiu e parei de sonhar, não lembro direito. No dia que se seguiu sonhei que meu irmão caçula era esfaqueado e morria, e eu reagia muito mal, comecei a chutar mesas, cadeiras em determinado ponto, e depois de um tempo, parava (aceitando eu acho) mas encontrava outras pessoas próximas e então recomeçava, só que em um momento pensei: como queria ter sido um irmão melhor, como queria ter te abraçado e relembrei das últimas vezes que vi ele, e então de súbito pensei isso não pode ser real deve ser um sonho e desejei acordar e acordei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me ajude a entender o sonho

      Excluir
    2. O Hugo, a morte nos sonhos é geralmente uma passagem necessária para seu crescimento psicológico e espiritual. Lutar contra a morte é sinal de que vc está parado em algum ponto e nào quer ir adiante. Quanto mais violenta é a situação, mais sua resistência é forte. Seu irmão caçula morre... Tem que entender quem ele é para vc. Poderia ser seu lado "pequeno" que não quer morrer. Morra e renasça homem!

      Excluir
  6. Boa tarde Adriana. Na noite passada tive um sonho e procurando alguns significados encontrei sua página. Gostaria de ajuda para interpretá-lo. Acordei chorando desesperada,,porque no sonho eu estava com minha mãe, e quando atravessamos uma rua, um carro a atropelou e a jogou longe. Fiquei desesperada, chegando perto para socorrê-la vi que ela estava sem cabeça. Comecei a gritar muito alto e a chorar muito no sonho. Minha primeira reação foi correr atrás do carro que tinha parado. Era um carro escuro, que me lembrava o carro do meu cunhado na vida real. Como ninguém saiu do carro e ele estava todo fechado, comecei a dar murros no vidro. Me cortei inteira, era muito sangue, até que eu consegui ver quem estava dentro do carro: meu namorado. Tirei ele do carro, comecei a gritar muito, desesperada e acordei chorando muito.
    Para esclarecimento, em menos de um ano, perdi meu tio, meu pai, minha madrinha e minha vó. Sonho muito com meu pai, mas todos sonhos bons, muito reais inclusive. Eu tinha uma ligação muito forte com ele.
    Queria algum esclarecimento sobre esse meu sonho tão agressivo. Se puderes ajudar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de interpretar um sonho literalmente (como uma premonição) precisa indagar a realidade psíquica do sonhador. Este sonho diz respeito a relação com seu namorado e mais especificamente o que ela lhe causa/produz.

      Excluir
  7. Boa, tarde
    Essa noite sonhei que uma mulher desconhecida vinha falar comigo, me dizia que minha hora tinha chegado e que Deus estava me esperando para perto dele. Eu falava que não queria ir, ela me falava que meu tempo tinha acabado e q já havia passado da hora de morrer.
    O que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa o que diz o sonho: está na hora de morrer. SE vc continuou em vida, evidentemente não se trata da morte física. Uma velha vida precisa morrer, estilo de vida, modo de pensar... Enfim, acorde: vc precisa se reciclar e crescer.

      Excluir
  8. Bom dia,essa noite sonhei que estava passando na rua nao lembro aonde e um cara do nada atirava em um cara desconhecido varias vesez e sorria ai olhava pro lado e matava outra pessoa desconhecida,e essas pessoas que desconhecidas estava com armas na mao tbm , o matador olhava para os desconhecidos e sorria , me olhava e atirava neles, mais eu nao vi os mortos no cho, ai ele entrou num carro com uma ou duas mulheres, nao lembro, e parou no posto do lado ai eu corri mais minha chave tinha sumido, quando.vi ela tava na mao de outro cara desconhecido, tomei a chave dele, quando cheguei no carro esse mesmo cara desconhecido tava tentando tirar o vidro traseiro do meu carro, ai eu bati nele e sai com o carro quando acordei, muito estranho, o que isso significa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos conflitos internos... Quais, por que? De onde vêm...? Só numa consulta particular para saber.

      Excluir
  9. olá Adriana. Sonhei com um acidente de ônibus onde haviam varias pessoas mortas,dentre elas meu namorado. Fiquei mais desesperada pq eu não via esse acidente, apenas as notícias de que muitas pessoas morreram e ele estava entre elas. Acordei com ma dor profunda no coeação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudá-la a compreender esse sonho eu preciso conhecê-la, fazer no mínimo uma sessão com você e então contextualizar o sonho nesse momento da sua vida o que quer lhe dizer.

      Excluir
  10. Boa tarde Adriana. Eu nâo lembro muito do meu sonho, foi um pouco confuso,mas tem alguns detalhes bem importantes que lembro com muita intensidade desde que acordei.
    São:

    1. Uma confusão em um lugar como se fosse uma rua.
    2. Dois homens
    (Nessa parte do sonho eu me sentia confusa)
    3. Um desses homens me dá um tiro
    (Eu acho que eu estava correndo)
    4. Um tiro nas costas atravessando pro peito.
    5. Morte imediata
    6. Nâo vi sangue e nem sentir dor no sonho.

    • Eu lembro que logo quando cair de peito para baixo eu pedi desculpas para Deus por meus pecados.
    • Depois eu já lembro de estar em espirito e pensando sobre céu e inferno.
    •Lembro também que em espirito eu pensava sobre "vagar" até o dia do "juizo final" já que até esse dia eu não iria para o inferno porque o Diabo estava "preso" (risos) e até lá eu iria mudar os rumos de tudo e não iria mais existir céu e inferno. E eu me sentia conformada, determinada e bem relaxada.
    • Eu morri e tinha consciencia de tudo.

    Você poderia me ajudar a entender? Esse sonho me chamou bastante a atençao.

    Obriagada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudá-la a compreender esse sonho eu preciso conhecê-la, fazer no mínimo uma sessão com você e então contextualizar o sonho nesse momento da sua vida o que quer lhe dizer.

      Excluir
  11. Sonhei que carregava um corpo esquartejado dentro de um balde, e esse corpo era do meu pai que ja faleceu faz 6 anos, e a minha mae me acompanhava nesse trajeto que eu queria chegar logo para enterrar, pois o corpo exalava mal cheiro, poderia me ajudar a interpretar esse sonho?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    Essa noite sonhei que estávamos em um lugar bonito no campo com árvores e flores, eu meu marido e meus filhos estávamos andando e conversando felizes como sempre fazemos. Chegamos perto de um lago e encontramos a mãe dele.Ela colocava um roupa de banho e pulava no lago junto com a irmã dele. Eu e meu marido ficávamos ali perto conversando eu olhava para o lago e ficava desesperada, pois, a minha sogra e a irmã dele não retornavam pra superfície e estavam se debatendo. Meu marido pulava na água pra sasalva-las e eu começava a gritar pra todo mundo que estava perto ir ajuda lo aí apareciam alguns primos e tios meus e pulavam lá dentro, mas não achavam elas. Então meu pai chegava e perguntava o que havia acontecido e eu falava. Ele pulava na água também é não desistia é eu ia andando na beira do rio sozinha para guia-lo. Meu pai entrava em uma corrente de água e caía em uma espécie de tambor gigante com água escaldante e morria instantaneamente. E eu presenciava tudo. Eu chorava e ficava muito triste, neste momento aparecia um homem que se dizia ser um anjo mal. E que ele havia provocado aquilo porque iria levar a alma da minha sogra, pois, ela já não acreditava em nada e que se ele levasse uma pessoa inocente junto com ela a culpa dela seria maior por isso minha cunhada estava junto. Mas como eu e meu marido aparecemos ali perto ele viu uma oportunidade muito boa, pois , ele sabia que meu pai iria fazer de tudo pra tentar salva-las e morreria tentando salvar alguém que já não tinha salvação mesmo depois que todos desistiram meu pai continuou lá e morreu por causa disso. Ninguém quis se arriscar a chegar perto da corrente de água que estava levando os peixes só meu pai que foi e morreu por isso. Quando o anjo mal terminava de falar isso, eu pegava em seu pescoço com minhas mãos e dizia à ele:
    - Meu pai era uma pessoa muito boa que ajudava as pessoas. Ele tinha o coração puro. Minha sogra era muito amada por nós, e você não é ninguem pra julgar o tamanho da fé dela.
    E você acha que a minha fé vai diminuir por causa disso você está enganado Deus é muito maior que tudo isso e você não é nada perto dele porque está junto de mim é vai me ajudar a passar por esse momento pela minha fé nele.
    Neste momento eu soltava o pescoço do anjo mal e dizia:
    - Você vai se entender com Deus ele julgará você.
    Nesse momento um vento muito forte vindo do céu caía sobre o anjo mal e ele virava pó e sumia.
    Neste momento acordei.

    ResponderExcluir
  13. Ei, gostaria de ajuda, pois sempre que sonho com morte, alguém morre.
    E eu não sei porque, meu pai também tinha isso, e agora eu tenho.
    As vezes os sonhos são horríveis, e as pessoas que morrem nem são próximas a mim, as vezes eu nem as conheço.. Mas os sonhos são com pessoas próximas a mim.
    Como por exemplo, a morte de Cristiano Araújo e sua namorada, eu sonhei que eu e meu namorado estávamos morrendo a tiros.
    Porque isso? Eu preciso saber.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, não sou uma advinha ou uma cartomante. Se procura respostas rápidas e fáceis precisa recorrer a uma dessa profissionais acima. Eu aqui ajudo a compreender o que esses sonhos têm a ver com você, sua vida e seu desenvolvimento pessoal. E para obter esse tipo de resposta, precisa se dispor a começar uma terapia.

      Excluir
  14. Olá, gostaria de uma ajuda. Quando eu tinha 17 anos eu sonhei durante umas 5 noites SEGUIDAS, que eu morria com tiro na cabeça, sempre na cabeça. Após esse episódio eu passei a ter uma fobia extrema de arma de fogo, policiais e até fogos de artificio. Agora aos 21 anos eu voltei a ter esses sonhos, e eu sempre levo tiro na cabeça. Gostaria de saber se tem alguma explicação, porque sempre que ouço fogos ou algo que lembre tiro eu fico com o pensamento que vou ser atingida na cabeça. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, não interpreto sonhos fora do contexto pessoal de vida do sonhador. Interpretar sonhos não é "ler tarô". Somente coletando dados suficiente sobre você e conversando com você é possível entender o que DE FATO esse sonho significa. Ou seja, precisa fazer pelo menos uma sessão.

      Excluir
  15. Ooi eu sonho que a minha mae esta morta e não e de hoje que eu sonho isto no sonho eu tenho um desturbio de choro e gritos e eu acordo chorando e triste
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Essa última noite sonhei que iria pegar o elevador,quando ele chegou todos que estavam na fila entraram e na minha vez havia lotado e somente eu fiquei do lado de fora.Eu vi o.elevador descendo, ele parou e depois desceu de vez numa velocidade e ao chegar ao chão todos morreram e eu vi tudo.Minha mae subiu desesperada pra v se eu tinha entrado no elevador e começou a me beijar e abraçar e eu havia ficada pasma.o que eh isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não intepreto sonhos dessa forma. Se quiser receitas procure na internet. Sonhos são coisas sérias. Precisamo ser contextualizados no momento de vida e psicológico do sonhador. O que significa marcar uma sessão e analisar o sonho. Como a maioria de vocês aqui não está disposto realmente a compreender seus sonhos mas só buscam receitas prontinhas então não irei mais responder a estes comentários. Quem quiser uma análise séria, entre em contato pelo meu email que encontram aqui no blog.

      Excluir
  18. Boa noite,..Quase todas as noites eu sonho chorando,
    Sonho com chuva,com poças de água, com água caindo do teto da casa onde eu estou, um exemplo eu sonhei que estava dentro de uma casa e que tinha muitas pingueiras,o chão cheio de água, nesses sonhos eu choro muito,..depois no outro dia ou na mesma semana alguém próximo a mim morre,....ou um vizinho,ou um amigo,...Esses sonhos que tenho com água ,chuva e eu chorando tem algum sentido?, desde já agradeço,Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que têm algum sentido, têm muitos. Todos os sonhos são significativos. Tería que entender por que você chora tanto - mas não aqui, em sessão.

      Excluir
  19. Oi, estou grávida e meu namorado sonhou que morria a dar a luz. O que significa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma morte certamente vai ocorrer: vai morrer a menina para nascer a mãe; vai morrer a namorada para criarem uma nova relação de casal. Com um filho TUDO muda. Boa morte para um bom RENASCIMENTO.

      Excluir
  20. Oi, bom dia eu sonhei que um carro invadia a casa da minha tia onde uma visita homem que ela recebia morria e ela sofria a amputação da metade da perna, porém quando cheguei no velório, ela estava morta também, no caixão, mas ela chorava, fiquei apavorada com esse sonho, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite me ajuda sonhei que um amigo meu morava ne um bairro perigoso da minha cidade sendo que ele não morar lá e ele vinham daquele bairro do nada ate minha casa ali ele veio me fala que um pessoa tinham morrido no bairro ai eu acordo me ajuda a entende isso ..

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, meu namorado sonhou comigo, que eu tava morrendo com uma dor que realmente eu sinto

    ResponderExcluir
  23. NÃO INTERPRETO SONHOS FORA DO CONTEXTO ANALÍTICO. OS INTERESSADOS EM ENTENDER SEUS SONHOS DEVEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO PARA MARCAR UMA CONSULTA.

    ResponderExcluir
  24. Doutora Adriana, gostaria de saber do seu atendimento por Skipe, como procedo. Estou acamada sem conseguir andar farao quatro meses no dia 25 proximo. Fui a varios especialistas que evidenciaram uma inflamaçao neurologica no nervo auditivo porem desconfiam de problema auto imune. E o diagnostico nao foi fechado. Gostaria de entender seha possibilidade de a parte emocional interferir no corpo fisico a esse ponto. Perdi minha mae apos ela nao resistir a um pos operatorio. Apos ficar doente sonho com ela, quase todos os dias. Coincidencia ou nao preciso de um ponto de vista a respeito. Faço acompanhamento psicologico porem apos este problema nao pude ir mais a consulta devido as tonturas. Como faço para conversat com a senhora por skiçe ou se possivel por e mail oj celular?

    Desde ja obrigada!

    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, para atendimento, entre em contato comigo por email: adrianatnogueira@uol.com.br

      Excluir
  25. Desde pequena sou muito sensitiva,e isso é algo q não gosto muito,pq já sonhei muitas coisas q aconteceram e até mesmo com coisas boas como algumas bolas da quina da mega da virada. Mas o meu problema mais importante é que eu sonhei três vezes com minha madrinha na casa dela e o marido dela que é falecido estava chamando ela para ir embora e ela falava q ia já e que precisava falar comigo antes. Um mês depois ela faleceu. E agora sonhei que meu namorado se suicidava na esquina da minha casa e o sonho era muito real,eu chorava demais em desespero e eu não conseguia ver o enterro e só algumas pessoas de preto da minha família e da dele. To com muito medo de q algo aconteça com ele,pq sofri um aborto e antes disso já tinha sonhado com o q ia acontecer. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como escrevi acima, não interpreto sonhos fora da consulta terapêutica.

      Excluir
  26. Sonhei que minha tia entrou no lugar onde eu estava ,gritando para mim sair,porque o lugar ia explodir,eu corri,mas parei , eu desisti e quando o lugar ia explodir eu acordei .

    ResponderExcluir
  27. Sonhei que foram me avisar no trabalho que minha mãe havia morrido, chorei muito, quando sai do lado de fora do escritório estava a noite e chovendo, eu ainda chorava muito e não me conformava, quando olhei para o céu vi cair uma estrela cadente, meu coração ficou mais aliviado, na hora de ir embora entrei no carro, alguém estava dirigindo não sei quem mas acho que era meu pai, e minha mãe estava sentada no banco do passageiro e quando a vi, a gente se abraçou e eu pedi a ela que não fosse embora, mas ela me abraçou bem forte e disse tenho que ir.
    Sei que significa alguma coisa, mas não sei o q pensar.
    Será que pode me dizer se é algo bom ou ruim?
    Por favor me ajude.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para interpretação de sonhos precisa marcar uma consulta: adrianatnogueira@uol.com.br

      Excluir
  28. ooie, queria muito um esclarecimento, pois eu sonhei com minha mãe morrendo em uma batida de carro, quando eu chegava no local, ela estava no chão sangrando muito, e não estava mais vida, eu comecei a chorar desesperadamente, e acabei acordando toda suada e chorando, e quando contei pra minha irmã ela me disse que teve o mesmo sonho, e quando ela começou me contar, u comecei a lembrar de coisas no sonho, que eu havia esquecido, como depois da morte da minha mãe meu pai sumia, e quem cuidava de mim e da minha irmã mais nova, era minha irma mais velha, e dois dias depois do nada, minha sobrinha filha da minha irmã, começou a chorar querendo minha mãe, e minha sobrinha não é apegada com minha mãe, e no outro dia, eu comecei a ter um aperto no peito sabe ? quando e um má pressentimento, e no mesmo dia de noite, minha irma teve o mesmo pressentimento, e nisso ela ligou aqui em casa chorando, perguntando da minha mãe, e eu estou muito assutada, me ajude a entender esse sonho, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, repito: não interpreto sonhos sem uma conversa pessoal. Marque uma sessão, se desejar entender esse sonho.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Adriana, sonhei que estava indo ao hospital,por que um bicho desconhecido que tinha uma casca como de tartaruga ,tinha mordido minha mão,no caminho do hospital eu morri..mas eu não tenho certeza se morri,ou só Desmaiei ..pois eu acordei em seguida com um peso sobre meu corpo . Me da uma dica do que tu acha que seja.obrigada

    ResponderExcluir
  31. Olá Adriana sonhei na noite anterior com a morte de uma tia minha, só eu ficava desesperada, e todos triste dizendo morreu,morreu,morreu mais não falava quem,então eu deduzia que tinha sida minha tia pelo fato de ver todos da família menos ela, eu meio que vir ela no cachão, mais depois ela aparece e fica desesperada também sem saber quem morreu, eu no meio de todo mundo, as pessoas me olha mais ninguém me dar atenção, eu abraço essa minha tia dizendo que ela tava morta, ela me olha com se eu tivesse loca. como posso entender isso?

    ResponderExcluir
  32. Meu entiado sonhou por duad. Ezes que o pai dela matava a familia inteira. No ultimo sonho ele so hou que estavam todos em um momento de lazer jogando video game, e então o pai dele pegou um machado e começou a atacar todos , ele conseguiu escapar. Daí acorda chorando muito.

    ResponderExcluir
  33. Como já escrevi várias vezes: não interpreto sonhos dessa maneira. Sonhos são mensagens vivas, dialogos interiores entre o sonhador e o inconsciente. Respeito essas mensagens logo quem quiser compreender um sonho seu precisa marcar uma consulta comigo e se dispor a fazer uma análise séria. Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir
  34. BOA NOITE ADRIANA
    HOJE SONHEI QUE ESTVA EM CASA E TINHA UM HOMEM ESTRANHO SENTADO NO SOFÁ AI ELE OLHA A HORA E DIZ QUE ESTA ATRASADO AI ELE ENTRA NO QUARTO E DIZ QUE ESTA ATRASADO PRA ENTERRAR UM CORPO E SAI COM UM CAIXAO DE DENTRO DO QUARTO E AQUELE CORPO JA COM MAL CHEIRO...GOSTARIA DE SABER O QUE ESSE SONHO SERIA

    ResponderExcluir
  35. Gostaria que me ajudasse a entender meu sonho...sonhei que estava morrendo,no sonho sentia uma dor forte no peito e uma grande falta de ar e recorria a algumas pessoas para me socorrer ate que acordei e lembro que não conseguia me mexer pois acho que estava na mesma posição e sentir dor ao me virar ai voltei a dormir continuei sonhando e quando acordei a sensação que eu tinha realmente morrido e Deus tinha me dado uma segunda chance ainda estou aérea.

    ResponderExcluir
  36. Sonhei que estava em um tirotei e meu namorado foi baleado por tentar salvar o meu sobrinho de 2 anos de idade. Então, quando eu o vi baleado e percebi que iria morrer, eu o abracei e matavam nois dois juntos com tiro q perfuraram as costas dele e atingiam meu peito. Por favor, me ajude a entender.

    ResponderExcluir
  37. Sonhei que me via fora do corpo. o que será?

    ResponderExcluir
  38. Sonhe 3 vezes que eu morria e que minha morte salvava algumas pessoas. Em um dos sonhos eu tinha 10 minutos para escolher entre salvar desconhecidos com minha morte ou viver com a morte deles, quando escolhi salva-los tive que procurar 7 imagens que me matariam, assim que achei a última eu acordei em um pulo. Esse é o único sonho que me lembro, mas sei que em todos eu acordo 1 segundo antes de morrer e que salvo desconhecidos com isso. Existe um significado para isso?

    ResponderExcluir
  39. bom dia,hj acordei muito assustada tive um sonho que parecia real sonhei que estava chovendo muito forte e eu estava descendo a rua de onde eu morava pelo canto quando vejo a minha tia indo pelo meio da rua nisso o tampão de esgoto abre e puxa ela ela começa a me grita me pedindo socorro pedindo que eu nadasse ate ela pra pode ajuda-lá,mais so que eu nn sei nada e previ que se eu pulasse também iria me afogar ai o bueiro puxo ela prá dentro eu desesperada continuei caminhando mais pra frente vi meu pai todo molhado na causada desmaiado como se ele estivesse tentado ajudar alguém coloquei a mão nele e ele estava vivo continuei andando pois estava desesperada fui ate o rio mais procimo pra ver se eu a via foi quando a tempestade do nada paro e eu escutei um pedido de socorro olhei era ela ai começo aparece varias pessoas e pular no rio quando percebi q havia outras pessoas q foi levada pela agua vi a minha no sonho ela sobrevivia também ai vi o meu irmão desesperado gritando pela minha irmã mais so que ninguém escutava a voz dela gritando so eu, eu desesperada falava que estava escutando ela gritar,e disse que há procurassem quando levantaram alguns lixo pra verem lá estava o corpo ja morto de um amigo meu ai foram mais pra frente estava o corpo de uma prima minha e pro lado o corpo de um conhecido e eu continuava escutando ela grita mais ninguém escutava ai acordei muito assustada .(sendo que no sonho a minha vÓ que sobreviveu e minha irmã que eu escutava ela grita e ninguém a achava já estão mortas por favor me ajude pois acho q pode ser um mau pressagio .

    ResponderExcluir