20/07/2015

ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA

Adriana Tanese Nogueira

Toda empreitada requer organização e disciplina. Com a primeira criam-se as condições para a realizção de um projeto, com a segunda se matém o passo que leva ao resultado final. Alguns dizem que essas capacidades começam no berço e que uma vez perdida a oportunidade de aprendê-las, é muito difícil conseguir desentortar o que cresceu torto. Mas isso não é verdade. Existem abordagens efetivas para promover organização e disciplina. Nos negócios como na vida, não basta ter visão, precisa também saber implementar e levar adiante o que se idealizou e se sabe ser possível.

Organização e disciplina são como as duas pernas que permitem a caminhada rumo aos nossos objetivos. A organização começa pelas idéias: definir o que se quer, como se quer e o tempo que queremos ou dispomos para realizar o projeto. Sem objetivos claros não tem como traçar estratégias, as quais devem ser tanto mais precisas quanto queremos que sejam efetivas.

Estratégias são o marco de um projeto: elas representam a resposta à pergunta “Como vamos chegar lá?”. Para criar estratégias é preciso conhecer o ambiente no qual estamos realizando nosso projeto e a partir daí definir a melhor abordagem para alcançar nossos potenciais interlocutores.

A disciplina entra em cena ao implementar o projeto. Assim como são precisos nove meses ou dez luas para gestar um filho, da mesma forma a idéia na cabeça para sair do mundo ideal e entrar naquele real necessita de tempo. Essa transição até a realização plena requer a disciplina, por exemplo, a continuidade dos hábitos saúdaveis para os nossos objetivos. Há coisas que precisam ser feitas com regularidade, todos os dias, às vezes até sempre no mesmo horário. Há iniciativas que precisam ser tomadas, há trabalho a ser feito que não pode esperar, mesmo que estejamos cansados ou que outras coisas apareçam no caminho. Disciplina é a força interior que agarra o timão do navio e o mantém na direção escolhida.

Uma vez que o projeto começa a ganhar asas, a organização é como o óleo do motor graças ao qual o carro anda suavemente. Assim como o óleo, a organização precisa de períodicos checkups: novos aspectos podem precisar ser acrescentados, deve-se  rever o que já existe, aprimorar e burilar para melhores resultados. Tudo muda, precisamos não só nos atualizar como atualizar a forma como trabalhamos, portanto afinar a organização. Naturalmente, é pela disciplina que esse processo constante de crescimento acontece. Aparentemente, a fé move montanhas, mas se você não se levantar da cadeira e for fazer uma série de atividades repetidas todos os santos dias, dando um passo atrás do outro sem parar, com certeza não chegará à montanha.

Concluindo, uma boa organização é o resultado de uma mente clara. Pode haver agitação em volta, muita coisa para fazer, mas há de haver um espaço mental onde se enxergam as coisas com tranquilidade para poder organizá-las, caso contrário se é atropelados por emergências e eventos de todo tipo. Disciplina é a consequência do caráter da pessoa que sabe se manter firme diante das mais variadas tentações e distrações.


Excesso de organização e disciplina porém são o fruto da mente neurótica. Colocar organização e disciplina acima de tudo é acaba por destruir o próprio sentido do projeto, a alma do mesmo. Se organização e disciplina são como as duas pernas que nos permitem avançar, não nos esqueçamos que também temos uma cabeça e um coração.

2 comentários:

  1. ok muito boa essa força de insentivo. gostei. no meu blogeer que fiz recentemente tem um pouco dessa força. www.mdcs3.blogspot.com DEUS te ilumine. + e +

    ResponderExcluir