18/03/2013

A inveja é feminina?

Adriana Tanese Nogueira

Quando se pensa em inveja, imagina-se um vulto de mulher. É a mulher velha invejando a jovem, a feia invejando a bonita, a gorda invejando a magra. Inveja é um adjetivo feminino, e parece que não é por acaso. Como já escrevi em outros posts, principalmente o Fenomenologia da Inveja, que teve muito sucesso porque evidentemente bate com o que muita gente vive, a inveja é a manobra sombria e manipuladora para fazer dar errado o que o outro tem ou sabe ou é que nós não temos, não sabemos e não somos. O invejoso quer ser como alguém sem porém se dar ao trabalho ou ter a humildade de se esforçar, de andar até lá. O invejoso que estar no topo sem ter subido a montanha. O invejoso quer ter lustro sem fazer nada para merecê-lo. É uma ambição de poder mascarada.

Se fosse só isso, não teríamos problemas. Mas o invejoso não
se limita a desejar o que não está ao seu alcance, ele investe no atendado contra o outro, outro que, se ele fosse honesto, admiraria e usaria como mestre, mas não, ele quer que caia. Derrubar o outro é uma forma de sentir-se importante. No lugar de ralar, estudar, trabalhar, ele quer tirar de quem fez tudo isso para que ele mesmo não se sinta que é um incapaz, um fracassado, ou simplesmente um preguiçoso!

Agora a pergunta que surge e que vale a pena indagar para desmascarar mais um mito é se a inveja é realmente feminina. A inveja é feminina, mas não necessariamente das mulheres. É feminina porque é uma arma subreptícia, exdrúxula, sutilmente malvada, baseada na fofoca maldosa, na intromissão desrespeitosa com cara de autoridade protetora ou de inocência cândida. As mulheres tiveram de usar armas sutis uma vez que a força estava geralmente fora de seu alcance. Mas a inveja não é coisa de mulher. Há muitos homens invejosos e sua inveja é ainda mais amarga e indigesta quando são invejosos de uma mulher.

Invejam da mulher seu poder, sua inteligência. Bem dizia Freud que as mulheres tinham inveja do pênis. Tinham porque numa sociedade em que ter um pênis é ter liberdade, respeito e direitos é claro que quem não tem nada disso não está feliz. Ora bolas, seu Freud! Não era tão difícil de sacar. O mundo deu voltas e hoje muitas mulheres demonstram a força que foi sufocada por tantos séculos. Elas falam, podem falar alto e mostrar do que são capazes. E eis que entendemos por que foram caladas: porque seu poder dava medo. Entretanto, como hoje não se pode fazer descaradamente discriminação de gênero, como hoje a sociedade tutela por alguns direitos, a inveja masculina desponta.

O desconforto de certos homens em perceber que apesar de seus títulos ou pseudo-títulos, de seu poder econômico, apesar de seu pênis, são surpassados por uma mulher é difícil de engulir. Mas é assim, caros senhores. Há homens aliados e há homens invejosos. Encarem seus medos e suas fraquezas, invejar é coisa da velha corcunda e feia.

15 comentários:

  1. Isso é muito verdade. Toda mulher invejosa que conheço só tem inveja de outra mulher, mas todo homem invejoso que já vi tem inveja de mulher, de homem, de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Conheço homens invejosos, mas com inveja de homens e não de mulheres. A inveja existe nos homens e pode ter consequências amargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a inveja existe nos homens e enter homens também. Mas a inveja é um sentimento feminino.

      Excluir
    2. E esse homens que procuram defeitos em mulheres bonitas e elogiam as feinhas são o que? Já vi muito disso inclusive tenho um colega assim.

      Excluir
    3. Esses homens têm baixa auto-estima, desvalorizam as bonitas porque não se sentem à altura delas.

      Excluir
    4. Desculpe, mas acho que nada vai me tirar da cabeça que homens assim são invejosos porque, principalmente esse meu colega que é casado com uma mulher mais feia do que ele, olham com ódio para as mais jeitosas e espalham mentiras sobre o corpo ou o rosto delas. Se fosse uma mulher que fizesse essas coisas todos diriam que é uma invejosa. Por acaso é impossível homem sentir inveja de beleza de mulher?

      Excluir
    5. Acredito que sim! Homem pode sentir inveja da beleza da mulher... Um homem talvez não muito à vontade com sua masculinidade...

      Excluir
    6. E ao contrário também existe: O Cara que é Muito Lindo, cheio de qualidades, e tão elevado, que as mulheres por saberem que o Cara não ficaria com nenhuma delas, começam de forma fria, sutil e falsa a invejar o cara e tratá-lo mal, sem motivo e razão.

      Isso existe e é raro. Pois raros Caros são assim.

      Os homens é tudo igual, e o que sobra é a convenção.

      Excluir
  3. Todos nós temos inveja e, provavelmente, somos invejados. Não importa se somos homens ou mulheres, todos estamos no mesmo barco.

    O grande problema é o machismo. Então, não só a inveja, como tudo de ruim sobrou para a mulher. A mulher é invejosa, a mulher envelhece mais rápido, a mulher é estressada, é mais amargurada, é vaidosa, é interesseira. Interessante mesmo é notar que, embora tudo de ruim tenha ficado para as mulheres, não somos nós que começamos os grandes conflitos da humanidade e sim os homens. Inveja sempre existiu na humanidade e provavelmente existirá por muito tempo, eu só gostaria que a culpa parasse de cair sobre as mulheres. Não há um único humano na face da terra que não tenha sentido inveja.

    O importante é saber lidar com isso, já que não tem escapatória. Se alguém possui algo que eu julgue não ter, mas queria muito. É o momento de parar e refletir. Transformar a inveja em admiração, porque aquela pessoa conseguiu, venceu e todos temos algo a aprender com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia meu post "Fenomenologia da Inveja".

      Excluir
    2. É exatamente isso, Mariane. Concordo plenamente contigo.

      Excluir
  4. Inveja é Feminina, Liberada pela polaridade Yin (Feminina; Mulher).
    Ciúme é Masculino, Liberado pela polaridade Yang (Masculino; Homem).

    Os dois são interdependentes; Masculino ~ Feminina.

    Portanto os dois tipos de Energia estão espalhados pela Terra.

    Por causa da Dualidade; Bem e Mal, Maior/Menor, Mais/Menos, Melhor/Pior. Dubiedade.

    A Cura é a União. AMOR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luz, muitas palavras... bonitas palavras mas.. o que exatamente significam? Na vida real, concreta de cada um?

      Excluir
  5. Não acreditava que um homem poderia sentir inveja de mulher, mas hoje sofro com isso no trabalho. Até então achava que a pessoa só não ia com a minha cara. Mas após começar a trabalhar no mesmo setor, ele faz indiretas para testar meus conhecimentos, tenta mostrar que é muito inteligente (agindo assim prova o contrário...), Repete coisas que eu converso com outras pessoas, tenta me prejudicar diante dos superiores, faz fofocas pra ver o que eu digo... E não estou começando a tratá-la com rispidez, pq não estou suportando a situação. Mas o pior é que pessoas assim são dissimuladas e adoram se fazer de vítimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana Izumi li o que escreveu e acho que este homen não sente inveja de você, na minha opinião ele sente atração por você e está sentindo prazer em fazer isso com você.
      Não quero me meter na sua vida apenas te ajudar.

      Excluir