22/08/2016

CONSCIÊNCIA, O VERDADEIRO DIFERENCIAL

De acordo com a física quântica, a consciência é parte essencial da ciência. “Eu considero a consciência como parte fundamental. Eu considero a matéria como um produto derivado de consciência. Não podemos ficar atrás da consciência. Tudo o que falamos, tudo o que nós consideramos como existente, postula a consciência.” Escreveu Max Planck, físico teórico que originou a física quântica que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Física em 1918.

O que é a consciência?

O termo vem do latim conscientia, derivado de conscire, ou seja "estar ciente, conhecer, estar consciente" (composto por cum e scire, "saber, conhecer com") e indica a tomada e a experiência de consciência que a pessoa tem de si e dos próprios conteúdos mentais. O conceito de consciência não corresponde ao primeiro estágio de apreensão imediata de uma realidade objetiva, mas é sinônimo da totalidade das experiências vividas, num dado momento ou por um certo período de tempo. O termo assim se refere àquele momento de presença à mente da realidade objetiva sobre a qual intervém a  tomada de consciência que lha dá sentido e significado, de modo a alcançar aquele estado de "unidade conhecida" do que está no intelecto.

Vamos traduzir o parágrafo acima na linguagem e na experiência cotidiana. Consciência não é estar ciente de que você está com um computador na frente ou uma folha de jornal lendo este artigo. Consciência também não é estar ciente do ambiente no qual se encontra agora, mesmo sem focar a atenção nele. Se queremos chamar iss de consciência, devemos admitir que é uma forma muito primitiva de consciência. Qualquer cachorro tem uma apreensão da realidade material muito superior à nossa, pois nós estamos frequentemente perdidos em nossos pensamentos e não nos damos conta de um ou muitos detalhes do ambiente à nossa volta.

Consciência é “um lugar de reflexão e interioridade”, conforme o filósofo neoplatônico Plotino (III século). Nesse lugar interior, o ato de conscientização e presença à mente, ou seja àquilo que “temos na cabeça” (pensamentos, sentimentos, percepções), forma uma unidade de sentido. A consciência está ligada a unidade, sentido e significado. Por isso, não basta ter consciência da realidade material para ser pessoas conscientes, é preciso o trabalho de reflexão interior sobre esta realidade para que ela assuma um significado, um sentido e uma unidade. Sem isso, a realidade, ou seja a nossa vida, parece um amontoado de experiências sem sentido, uma sequência de pensamentos que nos atordoam, sentimentos que nos avassalam, emoções que nos perturbam, e vamos seguindo no automático sem conseguir dar razão disso tudo. E assim, sem conseguir encontrar paz.

Consciência é essencial para vivermos como humanos e sobretudo para melhorarmos nossa vida, para nos erguermos acima do que nos acontece, transformando nossa bagagem em aprendizado, ou seja numa escada que nos leva para o alto. Experiências não processadas, não elaboradas, pesam. Nos fazem literalmente nos sentir pesados, aí vem o desânimo e com o tempo a depressão.

«Não saia de si mesmo, volte em ti: no íntimo do Homem reside a verdade.» Estas são palavras de Santo Agostino (IV século), um dos maiores Pais da Igreja. Voltar para si significa: pare e pense, reflita. Pensar como reflexão, como uma flexão do olhar para dentro, que é diferente da repetição mental de pensamentos sobre os quais não temos controle e que nos controlam. Pensar é refletir, observar, analisar no íntimo do nosso lugar interior, lá onde podemos fazer uma síntese, compreender, religar, unir, dar sentido, respirar, saber quem somos, o que aconteceu, o que queremos – e portanto para onde estamos indo.

Consciência: a alavanca e o termômetro da evolução humana.

Adriana Tanese Nogueira
Terapeuta Transpessoal, Psicanalista, Life Coach, Educadora Perinatal, Parenting Consultant, Mentor, Terapeuta Floral, Autora. Atendimento adulto, criança, casal e adolescente, individual e de grupo – Presencial, Skype, por telefone, Facebook. Boca Raton, FL +15613055321.  www.adrianatanesenogueira.org e www.atnhumanize.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário