24/04/2017

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência Emocional é “a capacidade de reconhecer nossos sentimentos e aqueles dos outros, para nos motivar e administrar bem as nossas emoções in nós e nas nossas relações. A inteligência emocional descreve abilidades distintas, mas complementares, à inteligência acadêmica.” (Daniel Goleman, 1998)

De acordo com as pesquisas, uma pessoa com um QI alto terá 20% de chance de ser bem sucedida, enquanto que uma com um QE terá 80%.

As três componentes da Inteligência Emocional são: 1) Competência emocional; 2) Maturidade emocional; 3) Sensibilidade emocional.

Competência emocional significa:
1) Administrar as perturbações emocionais (raiva, tristeza, depressão, felicidade, tudo que nos tira do equilíbrio);
2) Saber manter a autoestima alta;
3) Administrar o próprio egoísmo;
4) Lidar com o complexo de inferioridade.

Todos os pontos acima requerem uma análise honesta e transparente de si mesmos, o que engendra tanto desconforto quanto humildade e termina em fortalecimento e alegria, porque tiramos um peso das costas. Fingir conosco mesmos é cansativo, mais do que fingir com os outros.

Maturidade emocional significa:
1) Ter consciência de si (ou seja, estar presentes a si mesmos, saber o que se está sentindo, enteder de onde vem, por que acontece, o que o outro desperta em nós. Observar-nos.);
2) Ajudar os outros a se desenvolverem (a pessoa que está em sintonia consigo irá naturalmente promover os outros);
3) Saber adiar a gratificação (este é um corolário do ponto acima acerca do egoísmo: saber postergar o próprio prazer, conseguir ter prioridades acimas da própria gratificação);
4) Ser adaptável e flexível (tudo isso leva a desenvolver uma grande flexibilidade e portanto uma grande capacidade de adaptação).

Sensibilidade emocional significa:
1) Perceber o limite da excitação emocional (ou seja, o momento em que as emoções surgem, que podem ser tanto positivas quanto negativas);
2) Ter empatia (só quem sentiu em si poderá sentir o que o outro sente);
3) Saber melhorar as relações interpessoais;
4) Saber comunicar as próprias emoções (esta é a abilidade mais estratégica para desenvolver relações positivas e muitas vezes solucionar situações muito difíceis).

A pessoa com um alto grau de Inteligência emocional:
- Não tem medo de expressar seus sentimentos e emoções;
- Não se deixa dominar por emoções negativas (as sente e as tem, mas não a dominam);
- Sabe equilibrar sentimentos e razão, lógica e realidade;
- É independente, autoconfiante e moralmente autônoma;
- Não é motivada por poder riqueza, status, fama e aprovação;
- Se interessa pelos sentimentos dos outros;
- Não se deixa imobilizar pelo medo ou pela preocupação;
- Sabe quando falar e quando calar;
- É emocionalmente resiliente.

A pessoa com baixa Inteligência Emocional:
- Não assume a responsabilidade pelos próprios sentimentos mas a joga para cima dos outros;
- É insensível aos sentimentos alheios;
- Não tem empatia ou compaixão;
- É insegura e na defensiva, e acha difícil assumir os próprios erros ou expressar remorsos ou se desculpar sinceramente;
- Não sabe escutar, interrompe, desqualifica. Não compreende as emoções que lhe estão sendo comunicadas. Foca nos “fatos” e não nos sentimentos.
- Não leva em consideração os sentimento dos outros antes de agir.

A pergunta que todos devem estar se fazendo nesta altura: a Inteligência Emocional pode ser aprendida, desenvolvida, melhorada? A resposta é um sonoro SIM!

Ser capazes de reconhecer, conhecer, administrar as próprias emoções e sentimentos é essencial para termos mais felicidade e uma vida relacional mais harmoniosa. Tenho percebido em minha prática clínica que quanto mais uma persona desenvolve sua inteligência emocional mais de bem com a vida ela fica e, sem ela fazer esforço, esse bem estar se transmite a todos à sua volta.

Referência: Attri, M. “EQ x IQ”

Adriana Tanese Nogueira

Terapeuta Transpessoal, Psicanalista, Life Coach, Educadora Perinatal, Orientação Pais, Terapeuta Floral, Consultora, Palestrante e Autora. Atendimento adulto, criança, casal e adolescente. Consultoria em empresas e serviços de saúde. Presencial, Skype, WhatsApp, telefone. Boca Raton, FL +15613055321.  www.adrianatanesenogueira.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário